
Na Semana Mundial do Meio Ambiente, Floripa Sustentável faz anúncio para relembrar que temos uma das maiores florestas urbanas do país e é preciso preservá-la
Na Semana Mundial do Meio Ambiente, o Movimento Floripa Sustentável renova a sua missão e faz um anúncio, com apoio do Grupo ND, sobre a importância da preservação ambiental na Capital catarinense. O anúncio de página inteira foi publicado nesta quinta-feira (6) no jornal Notícias do Dia.
Florianópolis tem uma das maiores florestas urbanas do Brasil. Do total do seu território, segundo a Floram, mais de 40% são constituídos por unidades de conservação. Além disso, é reconhecida pelos ambientalistas como “70 por 30”. Ou seja, temos 30% para o desenvolvimento urbano e a maior parte, 70%, de áreas naturais protegidas.
O biólogo e coordenador de Preservação Ambiental do Movimento Floripa Sustentável, Emerilson Gil Emerim, explica que esses dois serviços são 70% ecossistêmicos (clima, biodiversidade, solo, o ar que respiramos e a água que bebemos) e 30% socioeconômicos (geração de emprego e renda, cultura, educação, lazer, saúde, economia, moradia) e geram hoje o bem-estar humano em qualquer lugar do planeta. “Nosso trabalho é garantir que o planejamento urbano se desenvolva de maneira integrada nesses dois elos da cidade”, pontua.