Mais de 100 pessoas participaram dos workshops de ideação no Evento REMAR, iniciativa do Movimento Floripa Sustentável


Com coordenação da AsBEA SC e a VIA Estação Conhecimento da UFSC, o projeto REMAR – iniciativa do Floripa Sustentável – tem objetivo de revitalizar e requalificar o Parque Náutico Walter Lange, no Centro da Capital.

O local, que fica ao lado da rodoviária da cidade, há anos esquecido, e que abriga as sedes dos clubes de remo de Florianópolis, fica isolado pelo sistema viário. A passarela, segundo os usuários daquele espaço, é um desejo de mais de 20 anos. Não por menos, é uma das prioridades dentro do REMAR.

Mas o projeto vai além, com perspectivas de potencialização de uso de todo o entorno do parque náutico. Propor ideias e soluções a partir da identificação de um plano de necessidades foi o foco dos encontros que ocorreram no sábado e domingo (11 e 12/9) de forma totalmente on-line, com profissionais de diferentes áreas, entre arquitetos, urbanistas, designers, engenheiros, paisagistas, especialistas em sustentabilidade, iluminação, sinalização e conforto, entre outros. Foram formados quatro grupos multidisciplinares e cada um ficou responsável por um segmento: sedes dos clubes e entorno, conexões urbanas, parques e equipamentos públicos, e comunicação e wayfinding.

O próximo passo agora é reunir as principais ideias e dar visibilidade e entendimento a cada uma delas em um único documento que será apresentado dia 25/09 aos participantes, entidades, poder público e aos maiores interessados, os usuários do local.

(Com informações da ASBEA-SC)

Compartilhe:
Categoria(s) Planejamento Urbano, Sustentabilidade