Projeto REMAR inicia com apresentação da dinâmica de trabalho colaborativo


Foi dada a largada ao projeto REMAR em Florianópolis. RE de revitalização e MAR de Martinelli, Aldo Luz e Riachuelo. Ou seja, a iniciativa que envolve o Movimento Floripa Sustentável, a AsBEA SC e o Grupo de Pesquisa e Extensão Via Conhecimento, da UFSC, pretende transformar além das sedes dos centenários clubes de remo da cidade, todo o entorno do Parque Náutico Walter Lange, um dos poucos locais de onde se tem uma vista panorâmica da Ponte Hercílio Luz. Hoje o espaço está quase esquecido por ficar isolado pelo sistema viário.

O objetivo é modificar esta situação e potencializar o uso daquela área com opções de lazer e infraestrutura adequada para ocupação não só pelos integrantes do remo, mas de todos os moradores e visitantes da Capital.

No sábado 14/8, em um encontro presencial no local, foi apresentada a dinâmica de trabalho prevista para setembro, onde serão realizados workshops no formato on-line. No sistema de metodologias colaborativas e de cocriação, será identificado o programa de necessidades de toda comunidade e usuários para na segunda fase o fechamento das ideias de soluções encontradas por toda a equipe inscrita no evento REMAR.

O evento – realizado com todos os protocolos de segurança – contou com a presença dos diretores dos clubes de remo, atletas, arquitetos, estudantes de arquitetura e demais interessados. A Prefeitura esteve representada pelo vice-prefeito Topázio Silveira Neto e pela diretoria do IPUF, com Tatiana Filomeno e Cibele Assmann Lorenzi.

Nas semanas seguintes, um varal dos desejos percorrerá alguns espaços chave da cidade para coletar não só as dores, mas demandas e ideias do que as pessoas almejam para a área do parque náutico.

Esta é uma ação onde contamos com a participação voluntária de pessoas interessadas em contribuir com o seu conhecimento. Por isso, caso queira fazer parte, entre em contato pelo email secretaria@asbeasc.org.br para ficar por dentro da agenda.

(Texto: ASBEA-SC)

Compartilhe:
Categoria(s) Planejamento Urbano, Turismo