Cidade terá campanha “Sua praia é mais legal com ambulante legal”
Para ajudar a combater um dos principais problemas das temporadas de Verão, o movimento Floripa Sustentável, constituído por 45 entidades da comunidade catarinense, lançou na tarde desta quinta-feira (29) uma campanha na mídia e nas redes sociais com o conceito e slogan “Sua praia é mais legal com ambulante legal”.
O objetivo é conscientizar moradores e turistas que estão nas praias da importância de consumir apenas de ambulantes legais, ao mesmo tempo em que mostra todos os problemas causados pelo comércio clandestino, como a exploração do trabalho, a venda de produtos “piratas” e de alimentos fora dos padrões sanitários municipais, com grandes riscos à saúde. Participaram do evento de lançamento, entre as autoridades, o prefeito municipal Topázio Neto.
“A ideia da campanha surgiu quando tivemos conhecimento de todo o planejamento que a Prefeitura fez para a temporada com relação aos ambulantes, ampliando o número de credenciados e a fiscalização nas praias, implantando o crachá de identificação, com o QR Code para acessar a credencial on-line, o colete amarelo, e também um número de whatsapp para denúncia de irregularidades”, explica o presidente do Sapiens Parque Daniel Leipnitz, um dos três coordenadores do Floripa Sustentável. “Tudo isso é muito importante e até inédito no Verão de Florianópolis, mas as pessoas precisam ter conhecimento e serem conscientizadas da importância de comprarem sempre do ambulante legal e evitar o ilegal”, complementa Leipnitz.
A campanha foi criada e produzida pela agência D/Araújo Comunicação e será veiculada com o apoio de emissoras de TV e rádio e de jornais da Capital, em parceria com entidades que fazem parte do Floripa Sustentável. “Vamos utilizar o próprio termo ‘legal’ como o grande mote da campanha, fazendo analogias da palavra ‘legal’ com o ambulante, as maneiras de identificá-lo e com os seus produtos”, afirma o empresário Gerson Schmitt, também do grupo de gestores do movimento.
Integrante desse grupo, o empresário Luiz Gonzaga Coelho lembra que “o problema dos ambulantes ilegais é gravíssimo, porque impacta diretamente na imagem da cidade. A exploração dos trabalhadores, a maioria deles vindos de outros Estados e países, o comércio de produtos piratas, a concorrência com o comerciante que paga impostos, gera empregos, e com os próprios ambulantes legais, a manipulação de alimentos sem a devida higiene, os preços exorbitantes, enfim, tudo isso depõe contra Florianópolis e o seu turismo”.
Denuncie irregularidades
Além das peças a serem difundidas nas redes sociais, a campanha “Sua praia é mais legal com ambulante legal” tem anúncios para a televisão, rádio e jornais, que serão veiculadas durante a temporada. Para a TV, o filme mostra um casal interagindo com um ambulante legalizado na praia. Enquanto olham seus produtos e as identificações do ambulante, a todo tempo é repetida a palavra “legal” em diferentes situações, reforçando a mensagem a ser guardada por moradores e turistas. No diálogo com o casal, o “Ambulante Legal” explica como funciona o QR Code para acesso à credencial on-line, apresenta também a credencial e o colete amarelo, enquanto na tela aparece o aviso: “Denuncie irregularidades (48) 99120-4799 (whatsapp)”.
Todas as peças publicitárias, seja para televisão, rádio ou para impresso, além da mensagem geral, têm também desdobramentos para abordagem dos temas segurança alimentar, profissionais cadastrados, pirataria e exploração do trabalho.
Apresentação da Campanha
O lançamento da campanha “Sua praia é mais legal com ambulante legal” ocorreu nesta quinta-feira (29), através de entrevista coletiva de imprensa, que contou com a presença dos idealizadores da campanha, autoridades do Município ligadas ao tema e coordenadores do Floripa Sustentável. Durante o evento, realizado no Hotel Majestic, foram apresentadas as peças que serão difundidas nas redes sociais, além dos anúncios para a televisão, rádio e jornais, que serão veiculadas durante a temporada. Faça download da apresentação da campanha (PDF).
Roberto Costa, coordenador de comunicação do Floripa Sustentável, coordenou a coletiva com os convidados: Prefeito Topázio Neto; Coordenador do Floripa Sustentável, Daniel Leipnitz; Secretário Adjunto da Segurança da Capital, Coronel Paixão; Coordenadora de Projetos Especiais e Relações com a Sociedade Civil da PMF, Zena Becker; e Gustavo Ávila, da D’Araújo. Foto: Scarduelli Comunicação.