
Plano para transformar a educação de Florianópolis
Confira na íntegra o artigo do Gabriel Corrêa, Diretor de Políticas Públicas do Todos Pela Educação, publicado nesta quarta-feira (28) no Jornal Notícias do Dia:
Plano para transformar a educação de Florianópolis
É possível, sim, sonhar com uma educação de qualidade em Florianópolis. E mais do que isso: é possível planejar esse sonho com método, evidência e vontade política. Desde o início deste ano, um trabalho que tem tudo para marcar época começou a ganhar forma na cidade: a construção de um plano estratégico para a educação, fruto da parceria entre a prefeitura e o TCE/SC (Tribunal de Contas de Santa Catarina), com apoio técnico do Todos Pela Educação.
Uma certeza tem unido muita gente neste esforço: a de que a escola pública pode e deve ser melhor. E com foco naquilo que mais importa: a aprendizagem dos estudantes. E aqui é preciso ser direto: Florianópolis tem muito a avançar. Mais de 40% dos estudantes concluem o 5º ano do ensino fundamental sem a aprendizagem adequada em língua portuguesa, e quase 60% ficam para trás em matemática. São índices que destoam da realidade socioeconômica da Capital, uma das mais desenvolvidas do país.
Florianópolis pode — e deve — fazer mais. E o plano que está sendo construído aponta exatamente nessa direção. Ele não é genérico, nem burocrático. É vivo, ancorado em diagnósticos sérios, baseado em evidências e na escuta atenta de quem conhece a escola por dentro. Organiza prioridades e propõe ações de curto e médio prazo para tirar do papel o direito à educação de qualidade.
Um dos grandes diferenciais dessa iniciativa é o envolvimento do TCE/SC, que tem atuado de forma inovadora. Em vez de limitar-se ao papel fiscalizador, o tribunal assume uma postura propositiva, ajudando a garantir que os recursos públicos cheguem ao seu destino com eficiência — e com resultado: aprendizagem.
Florianópolis tem agora uma oportunidade rara. Rara porque nem sempre se reúnem, ao mesmo tempo, vontade política, capacidade técnica e apoio institucional para fazer a coisa certa. Mas também rara porque esse plano nasce com ambição e compromisso: fazer da cidade uma referência nacional em política educacional.
O caminho é longo. Não há soluções instantâneas para desafios tão complexos. Mas há algo que já é visível: a coragem de planejar com seriedade, de se comprometer com metas claras e de fazer da aprendizagem um projeto de todos. Essa coragem, por si só, já é motivo de esperança. E traz entusiasmo pelo que ainda está por vir.
Gabriel Corrêa
Diretor de Políticas Públicas do Todos Pela Educação