Parabéns Floripa – Agora é fiscalizar!


A revisão do Plano Diretor foi aprovada por 19 x 4 na nossa Câmara de Vereadores, depois de mais de 6 anos de luta.

Em nome das 45 entidades que integram o movimento Floripa Sustentável, parabenizamos em primeiro lugar a população florianopolitana, que participou intensamente deste processo, em 18 Audiências Públicas e milhares de contribuições na Consulta Pública.

Um fato histórico, nunca vivido por nossa cidade, mostrando que hoje estamos mais fortes e unidos do que nunca por uma Florianópolis mais inclusiva, justa, preservada e preparada para enfrentar seus maiores desafios: a mobilidade urbana, as invasões e construções irregulares, a centralidade da vida das pessoas na região onde moram, o estímulo a habitações acessíveis a todos os níveis sociais, o saneamento e a balneabilidade.

Estão de parabéns também a Prefeitura e todas as suas secretarias, órgãos e equipes técnicas; a Câmara de Vereadores, que não cedeu a pressões políticas e ideológicas; o Judiciário catarinense, que manteve o processo de votação no Legislativo, mesmo diante da tentativa de quem apenas buscava manter os problemas da cidade sem propostas de soluções, querendo surpreender com atos jurídicos em cima da hora, promovidos por uma ínfima minoria; o Conselho da Cidade, que analisou com profundidade o teor da revisão e o encaminhou à Câmara; e a todas as entidades representativas da comunidade e do setor produtivo, que buscaram não só oferecer contribuições fundamentais à construção do melhor projeto de lei possível para este momento, mas também trabalhar de forma transparente e democrática durante todo o processo.

É a vitória da imensa maioria dos florianopolitanos.

Por isso, agora, aumenta a responsabilidade de todos nós: precisamos exercer na plenitude o papel de fiscais da execução dessa revisão do Plano Diretor. E, como o próprio termo diz, trata-se de uma “revisão”. É preciso que, com sua aplicação, identifiquemos erros e acertos para construirmos no futuro um Plano Diretor que cada vez mais espelhe a real cidade que queremos viver.

Por último, porém não menos importante, é importante destacar a maturidade de Florianópolis para dimensionar e definir seu destino. Aberta ao diálogo, mas refratária a tutelas e intervenções indevidas.

Aos 350 Anos, Florianópolis dá o seu grito de Independência. Que ele seja respeitado e permaneça como um legado às gerações futuras que agora deixamos para uma Floripa Sustentável.

FLORIPA SUSTENTÁVEL
45 ENTIDADES DA COMUNIDADE CATARINENSE

Compartilhe:
Categoria(s) Geral, Planejamento Urbano