Para não frear a cidade


O arquiteto e urbanista Rodrigo Althoff, coordenador da CPUA, a Comissão Especial de Política Urbana e Ambiental do CAU/SC, defende a aprovação da revisão do Plano Diretor de Florianópolis nesta quarta-feira, 22 de março.

Rodrigo Althoff

Para ele, o processo já foi amplamente discutido: em 2016, 2018 e 2021. A revisão foi debatida em centenas de oficinas, em 19 audiências públicas, permitindo mais de 5 mil manifestações das comunidades. O fato de o Plano ter tramitado três vezes no Conselho da Cidade, segundo Althoff, também avaliza o avanço do processo e a votação agendada para hoje.

“Melhor uma lei atualizada para o ano de 2023, ainda que não contemple todas as necessidades da população, do que permanecer com a lei desatualizada de 2014”.

Para o Conselheiro do CAU/SC, o urbanismo do século XXI clama por uma cidade compacta e dotada de infraestrutura, com segurança jurídica.

“A revisão do Plano Diretor e o planejamento urbano são processos dinâmicos, que requerem revisão permanente, e quando o desenvolvimento é baseado numa legislação urbanística de 10 anos atrás, isso significa frear, engessar a cidade”, alerta.

Compartilhe:
Categoria(s) Geral, Planejamento Urbano