O que esperar da gestão Topázio Neto 2025/2028?


Confira na íntegra o artigo do Coordenador de Desenvolvimento Econômico do Floripa Sustentável, Neri dos Santos, para o Jornal Notícias do Dia, de 30 de dezembro de 2024:

 

Florianópolis, com sua beleza natural e rica cultura, enfrenta o desafio de equilibrar desenvolvimento sustentável e qualidade de vida. Inspirado pelas demandas da população, o prefeito Topázio Neto traçou metas estratégicas para os próximos quatro anos de sua gestão, ancoradas em cinco diretrizes principais: sustentabilidade ambiental e urbana, desenvolvimento econômico inteligente, educação e inclusão social, governança participativa e projetos estruturantes.

No âmbito da sustentabilidade ambiental, focado na economia verde, a gestão municipal buscará implementar soluções de mobilidade sustentável, como transporte público integrado e ampliação de ciclovias, além de recuperar “commons urbanos”, como praças, parques e a Lagoa da Conceição, em parceria com a sociedade civil.

Para o desenvolvimento econômico, as metas incluem fortalecer o ecossistema de tecnologia e inovação, impulsionar startups (atraindo também “cheques mais altos” de investidores nacionais) e promover a economia criativa, especialmente na área da gastronomia e do turismo sustentável.

Em educação e inclusão social, a expansão do ensino integral em 60% das escolas municipais e a ampliação de programas de capacitação digital, como o Floripa Mais Tec, são destaques. Em saúde, a construção do Multihospital no Norte da Ilha será priorizada. Já nas políticas habitacionais, o foco está em reduzir desigualdades e melhorar condições de moradia nas comunidades mais vulneráveis.

A governança participativa será ampliada, envolvendo a sociedade civil organizada na criação e gestão de projetos. Entre os estruturantes, destacam-se: a Marina Parque, que transformará a Beira-Mar Norte em um espaço de lazer sustentável, voltado à economia azul; a continuidade da revitalização do Centro Histórico, promovendo a cultura local; e o fortalecimento da mobilidade metropolitana, por meio do Plamus, para integrar a Grande Florianópolis, assim como também na Ilha uma “nova SC-401” entre o João Paulo e o Cacupé, obra em parceria com o governo do Estado.

Este plano reflete o compromisso com uma cidade mais humana, inteligente e sustentável. Com foco em inovação e inclusão, a gestão 2025/2028 de Topázio Neto tem a oportunidade de garantir um futuro próspero e equilibrado para Florianópolis seus cidadãos. A conferir!

 

Neri dos Santos – Coordenador de Desenvolvimento Econômico do Floripa Sustentável
E-mail: nerisantos@gmail.com

Página 10, Opinião ND– 30/12/2024

Compartilhe: