O papel fundamental dos vereadores para Florianópolis avançar com inclusão


O Movimento Floripa Sustentável, constituído por 44 entidades representativas da comunidade catarinense, vem a público manifestar o seu mais irrestrito apoio ao pacote de projetos enviado pelo prefeito Gean Loureiro à Câmara de Vereadores.

As propostas incluem uma minireforma administrativa e mudanças no Plano Diretor, no Código de Obras e no Estatuto do Servidores, além de mudanças na Comcap com a finalidade de acabar com inexplicáveis e históricos privilégios naquela autarquia.

Importante ressaltar que integrantes do movimento participaram da elaboração dos projetos, apresentando sugestões técnicas nas área de cada proposta em que têm larga competência e experiência.

Ademais, nosso apoio às propostas tem como base uma profunda avaliação técnica, sustentada por estudos de especialistas, bem como o diálogo estabelecido com lideranças comunitárias, vereadores e integrantes do Conselho da Cidade. Destacamos que os temas em discussão foram amplamente debatidos no Conselho da Cidade, que tem como função apresentar diretrizes para políticas públicas. Portanto, seguem um processo democrático e participativo. Também cabe salientar que não foi verificada qualquer contradição entre os projetos e o Plano Diretor.

Florianópolis precisa estar preparada para crescer de forma sustentável e é este o ponto central dos projetos, que reforçam os pequenos negócios, maiores geradores de empregos; removem restrições para atividades econômicas de baixo impacto; proporcionam centralidade para o desenvolvimento dos bairros; incentivam a habitação social; e , o que é muito importante, reduzem custos de uma estrutura pesada, que podem ser direcionados para a fiscalização e para as áreas essenciais como educação, saúde e segurança.

Facilitar as construções de baixo impacto, com menos burocracia, desafogará uma grande demanda, para agilizar as análises dos projetos de maior impacto. Tudo dentro do rigor da lei e tendo o regramento como atividade técnica. Na área da tecnologia, uma das principais vocações de Florianópolis, dinamizar e flexibilizar algumas demandas que impedem o Sapiens Parque de avançar é outro destaque importante, entre muitos outros, que reforçam o aspecto positivo da proposta.

O Floripa Sustentável acredita que os projetos respeitam o equilíbrio entre as atribuições da Prefeitura Municipal, do Conselho da Cidade e da Câmara de Vereadores. Desta forma, aliando segurança, cumprimento da legislação e maior liberdade para as atividades econômicas, fortalecerão nossa indústria, comércio, serviços e turismo.

Com mais empregos, moradia e desenvolvimento, as pessoas terão maior qualidade de vida. O benefício, temos convicção será de toda a cidade. Por isso, temos a mais firma convicção de que a Câmara de Vereadores dará sua fundamental contribuição para Florianópolis ser um lugar ainda melhor para se viver.

FLORIPA SUSTENTÁVEL
44 ENTIDADE REPRESENTATIVAS DA COMUNIDADE CATARINENSE

Compartilhe:
Categoria(s) Desenvolvimento Econômico, Planejamento Urbano, Preservação Ambiental, Saúde da Cidade, Turismo