IVG leva crianças do Pode Crer para disputar torneio de robótica


Duas equipes de crianças e adolescentes matriculados no Projeto de Pode Crer (iniciativa do Instituto Pe. Vilson Groh) foram classificadas para disputar no torneio de robótica FIRST LEGO League Challenge, na nova temporada FIRST LEGO League (FLL). A competição acontece nos próximos dias 16 e 17, no SESI de Itajaí.

As duas equipes, TurtleTECH e CrabTECH, criaram tartarugas e caranguejos robóticos programados e montados com sensores capazes de diferenciar lixo e alimento no fundo do mar.

Essa é a primeira vez que o Pode Crer participa de um torneio de robótica. Cerca de 20 crianças e adolescentes do projeto estão em fase de “ensaio”, ou seja, se preparando para realizar as provas do torneio. Os próximos treinos serão nos dias 13, 14 e 15 deste mês, durante todo o dia, na Associação.

Ao longo de 2022, as diferentes oficinas que compõem a Trilha 1, realizada pelo Instituto Pe. Vilson Groh em parceria com a AJP II, trabalharam articuladamente de forma que os educandos tivessem contato com as diversas temáticas da questão da sustentabilidade, aprendendo a partir da ciência e da arte sobre a importância da preservação ambiental.

Saiba mais sobre o torneio de robótica

Batizada de SUPERPOWERED, a temporada 2022/2023 do FIRST LEGO League ofereceu dois dias de aprendizagem colaborativa, onde estudantes e professores exploraram, de forma criativa, de onde vem a energia e como ela é distribuída, armazenada e usada.

O processo de avaliação dos projetos aconteceu em quatro etapas: etapa “Projeto de Inovação” – identificação de um problema do mundo real relativo ao tema da temporada e apresentação de uma solução; etapa “Design de Robô” – apresentação das ferramentas e estratégias traçadas para resolver o problema e da construção do projeto mecânico; etapa “Desafio do Robô” – as equipes colocam o seu projeto na mesa de competição oficial; e, por último, “Core Values” – compreende e integra os valores essenciais na experiência das equipes no torneio e em sua vida diária.

A programação do Torneio ainda contou com oficinas de recreação, customização, artes, fotografia, teatro e robótica; lançamento de foguetes; microscópio DIY (Do It Yourself – Faça Você Mesmo); projetos STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts e Mathematics – Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) e muitas outras atividades criativas que instigaram as crianças e adolescentes a pensarem em alternativas para um futuro energético inovador.

O que é o Projeto Pode Crer?

O Projeto Pode Crer é uma iniciativa do Instituto Vilson Groh realizada em rede com Assoc. João Paulo II,  conta com o patrocínio da Caixa e do Governo Federal, e com apoio da ACATE, da FIESC, do Sebrae, da WOA e do Floripa Sustentável.

Desde 2021, o Pode Crer já atendeu 620 crianças e jovens de comunidades empobrecidas da Grande Florianópolis. A partir de trilhas formativas, o projeto enxerga esse público de forma integral: como cidadão, como estudante e futuro profissional, acreditando nos seus sonhos e talentos.

Com oficinas sobre tecnologia (web design, programação, impressão 3D e robótica), sustentabilidade, música, comunicação audiovisual e inglês, o IVG trabalha para que esses jovens acessem o mercado de tecnologia e inovação de Florianópolis e as universidades, e também sejam agentes de reais transformações na sociedade.

O que é a FIRST®?

A FIRST® é uma ONG norte-americana e significa: For Inspiration and Recognition of Science and Technology. Foi fundada em 1989 com o intuito de incentivar jovens e estudantes o interesse em áreas STEM por meio de programas que hoje são reconhecidos em mais de 100 países com mais de 504 mil participantes em mais de 200 eventos.

A FIRST® no Brasil existe desde 2004, na categoria Challenge (9 a 16 anos), hoje operada pelo SESI – Serviço Social da Indústria – Departamento Nacional. Mais informações aqui: https://www.firstlegoleague.com.br/.

(Instituto Pe. Vilson Groh, 13/02/2023)

Compartilhe:
Categoria(s) Desenvolvimento Social