
Ilha da Gastronomia: Florianópolis será tema de documentário que explora a riqueza e diversidade da culinária local
Florianópolis, Cidade Criativa UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) na Gastronomia, será tema do documentário “Ilha da Gastronomia”, que irá abordar a identidade única que faz da cidade um destino obrigatório para quem busca comida de qualidade.
Mais do que suas paisagens paradisíacas, Florianópolis se destaca por sua culinária autêntica, que combina influências açorianas e insumos locais. A chancela, conquistada em 2014 por iniciativa da FloripAmanhã, entidade integrante do Movimento Floripa Sustentável, em parceria com a prefeitura e entidades locais, consolidou a capital catarinense como um polo gastronômico de destaque, impulsionando iniciativas de valorização cultural, sustentabilidade e inovação.
Uma das propostas do documentário é explorar as características que permitiram a chancela de Cidade Unesco da Gastronomia para Florianópolis. Com uma narrativa que combina depoimentos, imagens históricas e cinematografia contemporânea, o filme abordará a importância do setor para o desenvolvimento da região, além de seu papel simbólico na cultura e tradição da cidade.
Para Anita Pires, conselheira da FloripAmanhã e coordenadora do Programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia, essa iniciativa reforça o impacto positivo da chancela na projeção internacional da cidade. “Essa conquista tem sido maravilhosa para nossos restaurantes, chefs, universidades e jovens que desejam atuar na gastronomia. O espaço criado por essa rede possibilita intercâmbios com diversos países e fortalece o setor com inovação e novas experiências. O documentário é uma oportunidade para mostrar ao mundo a riqueza da nossa gastronomia, nossos frutos do mar, nossa economia criativa e a cultura que torna Florianópolis única”, destaca Anita.
Aprovado na Lei Municipal de Incentivo à Cultura, o projeto já conta com o apoio da WKoerich, que reafirma seu compromisso com o desenvolvimento cultural de Florianópolis ao investir em iniciativas que valorizam a identidade local e fomentam a economia criativa. No entanto, ainda busca novos patrocinadores para garantir sua viabilização integral.
O projeto conversa com uma das principais frentes de atuação do Floripa Sustentável: a economia do mar. Somente em Santa Catarina, esse setor soma mais de 400 mil empregos e reúne mais de 960 empresas ativas. O Movimento segue na defesa desse segmento estratégico, promovendo ações que impulsionam a sustentabilidade e o crescimento econômico da região.
Como apoiar?
Empresas e instituições interessadas podem obter mais informações sobre cotas de patrocínio e formas de apoio pelo e-mail projetos@contextofilmes.com.br ou acessando contextofilmes.com.br. Para conhecer mais detalhes, também está disponível uma apresentação completa do projeto que pode ser acessada aqui.