Floripa Sustentável realiza almoço estratégico com palestra de Raul Lores e delineia rumos para desenvolvimento urbano da capital


Com a presença de mais de 100 pessoas, entre lideranças empresariais, profissionais liberais, jornalistas, formadores de opinião e dirigentes de entidades comunitárias e associativas, o Movimento Floripa Sustentável realizou nesta terça-feira (18), no Majestic Palace Hotel, em Florianópolis, um almoço estratégico que contou com a palestra do jornalista Raul Juste Lores, comentarista da CBN e dono do canal no YouTube “São Paulo nas Alturas”.

O evento foi aberto pelo coordenador geral do Floripa Sustentável, Roberto Costa, que enalteceu a presença das autoridades e apresentou as definição das próximas pautas e missões de curto, médio e longo prazo do Movimento. Dentre elas, Roberto destacou cinco assuntos: o acompanhamento da regularização do Plano Diretor, em especial, o Projeto da Outorga Onerosa e Incentivos; o apoio e o acompanhamento do pacto pelo saneamento da Prefeitura; o compromisso com a inclusão social, e não se trata apenas da Habitação Social, mas também questões mais profundas, como a acessibilidade, educação, saúde etc; a mobilidade urbana, não só no que se refere aos modais de transporte terrestre, mas também ao marítimo; e por fim, a área educacional, com uma visão voltada à formação de mão de obra nas áreas de tecnologia e do turismo.

Após sua fala, Roberto passou a palavra para Raul Juste Lores. O jornalista palestrou sobre suas experiências com a cidade de Lisboa, em Portugal, onde muitos imóveis históricos foram restaurados e transformados em moradia ou prédios comerciais. “Vale ressaltar que Lisboa cresceu sendo autêntica e não transformando-se em Miami, por exemplo. Floripa também pode seguir nessa linha e ser muito bem sucedida, sem precisar mudar suas características”, afirma.

“Outro exemplo que temos e que se encaixa muito com a Capital catarinense, são os calçadões. Em Lisboa existem horários estabelecidos para o fluxo de pedestre e outro para o fluxo de veículos. Desta forma há sempre uma movimentação no local e ele não fica com o aspecto de abandono, muito pelo contrário ele consegue receber prédios comerciais e de moradia, dando vida em todos os horários”, exemplifica Lores.

Fotos: Pedro Perez/PMF

Para encerrar, o jornalista reforçou a ideia de que prédios históricos não devem ser um estorvo e sim um benefício para a cidade. “Muitas vezes pessoas choram porque queremos modificar aquele prédio onde as bisavós delas iam assistir ao cinema, mas não entendem que o tempo já se passou, que aquele edifício não serve mais para aquela finalidade, mas que se restaurado, ajudará a cidade crescer de forma ordenada e bonita”, explica.

Na sequência, o prefeito de Florianópolis Topázio Neto agradeceu as colocações de Raul Lores e afirmou que é importante esse olhar de fora sobre a cidade. “Fico feliz quando vem alguém de fora, sem o olhar contaminado, e nos diz onde podemos melhorar, porque o que eu quero é melhorar Florianópolis, transformá-la cada vez mais em uma cidade moderna, para que a próxima geração não reclame das mesmas coisas que estamos reclamando hoje”, afirma.

O almoço estratégico do Floripa Sustentável também foi um momento de apresentar as ações que o Movimento realizou desde que o publicitário Roberto Costa assumiu a coordenação geral, em julho deste ano. “Apesar do pouco tempo que estamos à frente da coordenação, cito algumas ações que já realizamos como, por exemplo, a aprovação do Regimento Interno, as visitas a São Paulo e Lisboa para conhecer como o Retrofit funciona e estimular a implantação no centro urbano da Capital e a participação em feira na Itália para ajudar a desenvolver o turismo náutico na nossa ilha. Além disso, participamos de fóruns realizados pelo Grupo ND e estamos acompanhando de forma ativa e participativa a regulamentação do Plano Diretor da cidade”, pontuou o coordenador.

CONVERSA COM ARQUITETO PORTUGUÊS

E nesta quinta-feira à tarde o Floripa Sustentável receberá o arquiteto português André Mendes para debater sobre Urbanização e o Retrofit e compartilhar suas experiências com o desenvolvimento deste projeto em Lisboa. O encontro será na sede da empresa AltoQi, no centro da Capital. Além dos integrantes do Movimento – coordenador geral Roberto Costa, coordenadores institucionais Fábio Queiroz (representante da ACIF), Célio Salles (da CDL), Leandro “Mané” Ferrari (da FORTUR) e Daniel Dimas (do SINDUSCON), e os coordenadores setoriais Neri dos Santos (Desenvolvimento Econômico), Rode Martins (Inclusão Social), Emerilson Gil Emerin (Preservação Ambiental) e Rui Gonçalves (Tecnologia e Inovação) – também estarão presentes membros da Prefeitura Municipal e da Câmara de Vereadores de Florianópolis.

Compartilhe:
Categoria(s) Geral, Planejamento Urbano