Floripa Sustentável e Sinduscon realizam encontro com responsáveis pela construção do túnel de drenagem de Lisboa
O Movimento Floripa Sustentável e o Sinduscon da Grande Florianópolis se reuniram nesta quarta-feira com os responsáveis pela construção do túnel de drenagem de Lisboa – Portugal. A obra foi um dos cases apresentados no 6º Congresso BIM CREA-SC, que acontece em Florianópolis. O objetivo do encontro foi conhecer mais sobre a obra que será finalizada daqui a dois anos.
Participaram da reunião Antônio Hipólito, da empresa Mota-Engil Global, Paulo Gordinho, da Câmara Municipal de Lisboa, Késia Alves, engenheira e coordenadora do Congresso BIM, Roberto Costa, coordenador geral do Movimento Floripa Sustentável, e o presidente da Sinduscon Grande Florianópolis, Carlos Leite.
Para Carlos Leite, o encontro foi muito proveitoso. “Essa obra é um projeto muito audacioso que vem sendo desenvolvido desde 2004 e neste momento encontra-se em plena implantação, resolvendo problemas quase que seculares de drenagem da Capital de Portugal. Essa troca de conhecimento é importante para que possamos trazer ideias que funcionaram lá fora, para melhorar também Florianópolis”, afirma.
O coordenador do Floripa Sustentável reforça a importância dessa conversa para a Capital catarinense. “Nosso papel enquanto Movimento é ficar atento às boas práticas, sejam elas nacionais ou internacionais, para buscar aplicar na nossa cidade e transformá-la cada vez mais em um lugar sustentável”, comenta Roberto Costa.
O projeto, que utiliza a metodologia BIM, está previsto para ser concluído em 2026 e tem um valor de aproximadamente R$1,5 bilhão.
Foto: Scarduelli Comunicação