Debate sobre o espaço da Penitenciária promovido pelo Floripa Sustentável repercute positivamente na mídia
O último Almoço Estratégico do Movimento Floripa Sustentável deste ano reuniu uma plateia de 80 pessoas composta por representantes de entidades da comunidade, secretários municipais, técnicos e especialistas, incluindo Governo do Estado, Prefeitura e iniciativa privada, para discutir o futuro da área da Penitenciária da Agronômica e do Parque do Manguezal do Itacorubi, nesta segunda-feira (25). A iniciativa foi de grande sucesso, atraindo os olhares da população para uma questão relevante para o futuro da capital. A discussão, além de frutífera, repercutiu positivamente em diversos meios de comunicação, inclusive ganhou espaço na capa do jornal Notícias do Dia, do ND Mais.
Visando o bem-estar e desenvolvimento urbano, a ideia do evento foi abrir publicamente o debate sobre a destinação do espaço de 170 hectares da Penitenciária da Agronômica, que deverá ser desativada até o final de 2026 pelo governo do Estado. A repercussão é resultado de um esforço coletivo que o Movimento Floripa Sustentável, que reúne 45 entidades representativas da sociedade catarinense, tem promovido para mobilizar a comunidade em torno de soluções urbanas mais sustentáveis e alinhadas às necessidades dos cidadãos.
O Almoço foi destaque nos telejornais do meio-dia da ND TV (Balanço Geral) e da NSC TV (Jornal do Almoço), no jornal da tarde da SCC SBT (Tá na Hora SC) e nos programas de rádio da CBN Floripa e Jovem Pan Floripa. Além disso, o debate dominou a edição desta terça-feira do Jornal Notícias do Dia, com direito a capa, nota na coluna do jornalista Diogo de Souza e duas páginas inteiras (4 e 5) dedicadas ao tema.
Ao incentivar o diálogo entre diferentes setores, a iniciativa reafirma seu compromisso com a construção de uma cidade mais inclusiva, planejada e voltada para o futuro. O último Almoço Estratégico de 2024 encerra as atividades do ano com uma mensagem de otimismo e engajamento, demonstrando o impacto positivo de ações colaborativas no desenvolvimento de Florianópolis.