Coordenador de Meio Ambiente do FS defende emissário submarino para resolver despejo de efluentes nas dunas da Joaquina


Nesta quarta-feira (26) o Jornal Notícias do Dia publicou uma matéria sobre um vídeo do arquiteto e urbanista Leonhard Bravo que circula na internet mostrando tubulações despejando uma água esverdeada nas dunas da Joaquina. As imagens mostram o funcionamento do sistema emergencial instalado em 2021, após o rompimento da Lagoa de Evapoinfiltração, que afetou dezenas de residências e a Lagoa da Conceição. O sistema foi projetado para escoar o excesso de água da chuva que se acumula na estrutura, onde são recebidos os efluentes tratados da estação de esgoto da Lagoa.

O biólogo e coordenador de meio ambiente do Movimento Floripa Sustentável, Emerilson Emerin, explicou que a situação atual é provisória, mas requer monitoramento constante. “O efluente tratado tem carga orgânica e precisa ser destinado a algum lugar. O fundamental é acompanhar se está havendo comprometimento ambiental”, afirma.

Segundo Emerin, a solução definitiva para o problema é a construção de um emissário submarino. “Nosso lençol freático é superficial e os rios têm pequeno volume, o que inviabiliza outras formas de descarte. O mar é a alternativa mais viável, desde que com estudos ambientais rigorosos”, defende.

Ele também reforça que o problema está ligado ao crescimento urbano e à necessidade de melhorias no saneamento básico. “Os efluentes são gerados por nós, seres humanos. Com o crescimento de 30% da população desde o último censo, o desafio de tratar esse volume de resíduos aumenta. Precisamos encarar isso de frente para garantir a qualidade ambiental da cidade”, conclui.

Compartilhe:
Categoria(s) Preservação Ambiental