Celebrando 7 anos de existência, Floripa Sustentável reforça compromissos com a cidade
Integrado hoje por 45 entidades da comunidade catarinense, o Floripa Sustentável celebra sete anos de existência neste mês de outubro, reforçando os pilares que são a base do Movimento desde 2017: preservação ambiental, desenvolvimento social, crescimento econômico e planejamento urbano. “É importante ressaltar o quanto evoluímos nesses propósitos durante esse período. Não podemos deixar de destacar nosso apoio para a aprovação da revisão do Plano Diretor, em abril de 2023, um marco para a cidade e que agora é uma das nossas prioridades nesta fase de regulamentação”, afirma o publicitário Roberto Costa, coordenador geral do Movimento.
Além da regulamentação do Plano Diretor, o Floripa Sustentável elegeu as seguintes prioridades para o futuro da Capital: Mobilidade Urbana, Saneamento e Balneabilidade, Formação Profissional principalmente para os ecossistemas de Tecnologia, Turismo, Comércio e Construção Civil e estímulo a Programas de Inclusão Social.
“Todos são relevantes, mas neste momento existem dois gargalos, cuja solução consideramos urgente para o futuro da Capital. Um deles é o Saneamento. Precisamos consolidar a perspectiva de criação de um novo modelo que atraia a iniciativa privada para atingirmos as metas do Marco Regulatório do setor, com prazo até 2033”, explica Roberto Costa.
“O outro ponto prioritário é a Mobilidade Urbana, um nó que impacta todo o desenvolvimento econômico de Florianópolis. Temos trazido o tema à discussão da comunidade e agora vem a boa notícia de que o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis, o PLAMUS, concluído há dez anos, está sendo atualizado pelo LabTrans da UFSC, com financiamento do BNDES. Tirar do papel é uma responsabilidade de todos nós”.
O Floripa Sustentável também se destaca por iniciativas como as campanhas “Não Dê Esmolas, Dê Oportunidades” e “Ambulante Legal”, produzidas com o apoio de entidades integrantes do Movimento e veiculadas voluntariamente pelas redes de comunicação da Capital. Outra atividade que tem marcado a trajetória do Floripa Sustentável são os Almoços Estratégicos, que reúnem palestrantes, empresários, autoridades e integrantes da comunidade para debater questões cruciais para o futuro da cidade.
Como parte da consolidação do Movimento – que hoje já é uma referência para outras cidades do país – foram estabelecidas instâncias de governança, com uma Coordenação Geral e coordenações setoriais de Desenvolvimento Econômico, Inclusão Social, Preservação Ambiental, Tecnologia e Inovação, Planejamento Urbano e Mobilidade. Além disso, quatro coordenações institucionais com representantes da ACIF, CDL, Fortur e Sinduscon, que juntamente com a FloripAmanhã formam o Conselho Deliberativo. Há também um grupo de Fundadores, composto por sete pessoas, e neste ano foi instalado também um Conselho Consultivo, integrado por dez empresas que são historicamente apoiadoras do Floripa Sustentável.
O Floripa Sustentável é aberto a todos: empreendedores, empresas, profissionais liberais, trabalhadores, ONGs, entidades de classe e estudantes. Enfim, todos aqueles que compartilham o sonho de transformar a Capital catarinense em um lugar cada vez melhor para viver.
Foto: PMF/divulgação