Etapa do “Projeto Limpeza dos Mares” recolhe 730 quilos de lixo na Praia do Pântano do Sul
Ação reuniu voluntários e barco pioneiro em limpeza de mares, responsáveis pela limpeza da praia mais poluída por plástico no Brasil
A última etapa do “Limpeza dos Mares” recolheu 730 kg de resíduos na Praia do Pântano do Sul, em Florianópolis, no domigo (4). Realizada pela Associação Náutica Brasileira (ACATMAR), o Mundo Mar e Acquanauta Floripa, com apoio do Movimento Floripa Sustentável, a 5ª etapa de 2024 levou diversos parceiros e voluntários para a praia do sul da Ilha. Ao todo, mais de 178 toneladas de resíduos foram retirados do fundo do mar e encostas em 45 etapas do Limpeza dos Mares.
Leandro ‘Mané’ Ferrari, presidente da ACATMAR e coordenador de Turismo do Floripa Sustentável, afirma que o “Limpeza dos Mares” vai além da remoção de resíduos. “É um projeto de conscientização contínua, sempre trabalhando com as comunidades e escolas para promover a importância da preservação das águas e o impacto das nossas ações no meio ambiente”, reforça Mané.
Com o costão norte, a praia e o fundo do mar como áreas principais de ação, a iniciativa teve um alcance inédito: pela primeira vez, o barco oficial do Limpeza dos Mares foi para a água dando suporte aos mergulhadores. Esse é o primeiro barco de monitoramento de lixo marinho do Brasil e foi essencial para o trabalho realizado tanto nas áreas costeiras quanto no naufrágio localizado no Pântano do Sul.
“Agradecemos à Associação de Pescadores do Pântano do Sul pelo apoio e infraestrutura local, e a todos os voluntários e apoiadores que dedicaram seu tempo e esforço para tornar essa ação possível, mesmo em condições climáticas adversas”, comenta Michele Ferrari, Coordenadora do Limpeza dos Mares.
A iniciativa conta com o apoio de diversas instituições e empresas comprometidas com a causa ambiental. “A parceria de longa data com o ‘Limpeza dos Mares’ reflete o compromisso do Grupo Pereira com a sustentabilidade. Nos enche de orgulho apoiar este projeto, que não só limpa nossas praias e mostra o quanto de trabalho ainda há de ser feito, chamando a atenção para um problema que está longe de ter fim, mas também educa as futuras gerações”, afirma Simone Cotta, gerente nacional de comunicação corporativa e ESG do Grupo Pereira, sétimo maior grupo supermercadista do país, dono do Fort Atacadista.
Além do patrocínio mantenedor do Fort Atacadista, esta etapa do Limpeza dos Mares também conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Florianópolis, além de outras instituições como Capitânia dos Portos de SC – Marinha do Brasil, Polícia Militar Ambiental SC, ICMBio, Corpo de Bombeiros Militar de SC, Bandeira Azul e Floripa Sustentável. O projeto ainda conta com o apoio das empresas Marina Blue Fox, Netuno Geradores, Sanáutica, Marina Atlântida e Mano ‘s Comunicação.
Fotos: Mundo Mar