43ª Etapa do “Limpeza dos Mares” retirou mais de 7 toneladas de lixo na Ilha do Arvoredo neste final de semana


Com saída do trapiche de Canasvieiras, o barco do projeto “Limpeza dos Mares” saiu na manhã de domingo (28) com 60 voluntários em direção à Ilha do Arvoredo, na Grande Florianópolis, para realizar a sua 43ª Etapa. A principal missão desta vez era remover os restos de um naufrágio ocorrido em 2014, que desde então permaneciam no costão desta reserva biológica marinha. O evento foi organizado pela Associação Náutica Brasileira (Acatmar), Mundo Mar e a empresa Acquanauta e contou com o apoio do Movimento Floripa Sustentável.

Foram recolhidos 7,492 toneladas de lixo. Entre os resíduos encontrados, estavam madeiras, espuma expansora, isopor, ferragens, inúmeros galões plásticos, garrafas PET (algumas com rótulos da Índia, Malásia e China), bola de futebol de Portugal, sapatos, borrachas, brinquedo infantil, entre outros. 

Com esta ação, o “Limpeza dos Mares” já retirou, em seus 10 anos de existência, 176.592 toneladas de lixo do fundo do mar, praias, costões e rios.

O “Limpeza dos Mares” é uma realização da ACATMAR, Mundo MAR e Acquanauta Floripa, com patrocínio mantenedor do FORT Atacadista e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Florianópolis, da Capitania dos Portos de SC – Marinha do Brasil, da Polícia Militar Ambiental SC, do ICMBio, do Corpo de Bombeiros Militar de SC, do Programa Bandeira Azul, da Soamar Florianópolis, do Floripa Sustentável, do Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha. O projeto também tem apoio das empresas Marina Blue Fox, BoatLux, Netuno Geradores, Água Rara, Sanáutica, Marina Atlântida e Mano’s Comunicação Visual e ND TV Record (media partner).

Foto: Mundo Mar

Compartilhe: