Projeto “Limpeza dos Mares” recolhe 820 quilos de lixo em Florianópolis


Ação foi realizada no último sábado (8), em comemoração ao Dia Mundial dos Oceanos

Cerca de 820 quilos de lixo foram retirados do fundo do mar e na areia das praias de Canajurê e da Ilha do Francês, no último sábado (8).  A ação do projeto “Limpeza dos Mares” reuniu cerca de 150 voluntários entre organizadores, amantes do mar, mergulhadores, comunidade e instituições apoiadoras. O evento foi organizado pela Associação Náutica Brasileira (Acatmar), Mundo Mar e a empresa Acquanauta e contou com o apoio do Movimento Floripa Sustentável.

Com a ação do fim de semana, o “Limpeza dos Mares” já soma 170 toneladas de resíduos recolhidos em mais de 10 anos de projeto. “Triste? Sim. Mas sempre que voltamos aos locais onde já realizamos o projeto, percebemos que o comportamento está melhorando”, afirma Michele Castilho, diretora do Limpeza dos Mares.

Para o coordenador de Turismo do Movimento Floripa Sustentável e presidente da Acatmar, Leandro ‘Mané’ Ferrari, a quantidade de lixo é reflexo da negligência sobre o impacto desses descartes no meio ambiente, mas que pode ser mudada através de ações como essa. “A quantidade de resíduos no litoral só revela o impacto negativo das ações humanas. Através do ‘Limpeza dos Mares’, nós conseguimos mostrar o lixo que está no fundo do mar e que ninguém vê. Informamos os resultados alcançados e essa é uma das formas mais eficazes de incentivar outras pessoas em qualquer lugar do mundo”, enfatiza.

A 42ª etapa do “Limpeza dos Mares” contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Florianópolis, da Capitânia dos Portos de SC – Marinha do Brasil, da Polícia Militar Ambiental SC, do ICMBio, do Corpo de Bombeiros Militar de SC, do Programa Bandeira Azul, da Soamar Florianópolis, do Floripa Sustentável, do Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha e da Escola Municipal Osvaldo Machado. O “Limpeza dos Mares” também conta com apoio das empresas Marina Blue Fox, BoatLux, Netuno Geradores, Água Rara, Sanáutica, Marina Atlântida e Mano’s Comunicação Visual e ND TV Record (media partner).

Compartilhe: