Floripa Sustentável busca inspiração no Retrofit da Europa para regenerar centro histórico da Capital
Após viajar para São Paulo para conhecer de perto o programa Retrofit, que tem como foco a revitalização de centros históricos e a adaptação de prédios antigos para habitação social, o coordenador de Desenvolvimento Econômico do Movimento Floripa Sustentável, professor Neri dos Santos, embarcou em uma nova experiência Retrofit, dessa vez, em Portugal.
O objetivo das viagens – São Paulo e pela Europa – é buscar referências para implementar um projeto de Retrofit na revitalização da região central de Florianópolis, especialmente o lado leste da Praça XV. Uma forma inteligente de preservar o patrimônio e dar nova vida a antigos espaços para locais que são considerados símbolos da Capital.
Durante a viagem, em Lisboa, o professor Neri visitou a MOURARIA, uma área muito parecida com o Centro Leste de Florianópolis, que era totalmente degradada e que foi totalmente revitalizada, baseada no Retrofit, projeto do saudoso professor português de Cidades Humanas, Inteligentes e Sustentáveis, Álvaro Oliveira. MOURARIA se tornou um bairro de economia criativa, totalmente ocupado por artistas e jovens casais.
Em Porto, o professor visitou a revitalização que está sendo implementada no Centro da cidade e, também, na Ribeira, área às margens do Rio Douro. Já em Aveiro, a visita foi na ampla revitalização que está sendo realizada em toda a área central da Cidade, particularmente no entorno dos canais, que é uma das suas maiores atrações.