Jovens do Pode Crer mobilizam empresas, parceiros e comunidades em busca de solução para problemas sociais


No Projeto Pode Crer, o Instituto Pe. Vilson Groh IVG oferece não apenas oficinas de tecnologia, robótica, prototipagem e programação para a web para crianças e jovens de periferias, mas também desperta neles a consciência de que podem realizar, coletivamente, ações de impacto social.

Uma das ferramentas utilizadas para despertar esse entendimento é a Jornada X, uma gincana desenvolvida pelo Instituto Livelab. Nela, estudantes, educadores e comunidades são estimulados a criar soluções para problemas sociais de maneira rápida, divertida, sem custos e usando de recursos digitais (mídias sociais e equipamentos de audiovisual).

Como funciona a Jornada X?

Na Jornada X, os 200 adolescentes e jovens das trilhas formativas 2 e 3 do Pode Crer, se organizaram em 24 ligas e passaram por duas fases distintas.

  • Na primeira, eles foram preparados para encarar desafios, com base na metodologia de gamificação para envolvê-los.
  • Na segunda, eles foram estimulados a se engajar em alguma causa, a colocar a mão na massa e a mobilizar a sociedade – amigos, familiares, empresas, escolas, o poder público, comunidade acadêmica, artistas, etc.

Entre os desafios escolhidos pelas ligas estão a arrecadação de doações (kits de higiene pessoal, roupas) e  de ração para cães em situação de abandono, a produção de documentários e reportagens, a criação de plataformas para identificar talentos locais, ações de palestras em escolas sobre cuidados com pets e cidadania, de mobilização para revitalizar espaços públicos e limpeza de praias, entre outros.

O “grand finale” da Jornada X aconteceu nesta quarta-feira (17), no Espaço IVG, onde os jovens puderam compartilhar experiências e os resultados das ações das suas ligas nas últimas semanas.

Parceria entre IVG e Instituto Livelab

É a segunda vez que o IVG realiza a Jornada X, em parceria com o Livelab; e é uma das atividades especiais que os jovens mais curtem.

A jovem Karine Soares, 18, que participou do Pode Crer em 2021 e, hoje, está na Faculdade de Animação na UFSC, confirma: “A Jornada X mexe com a gente. Ela traz os mistérios, nos deixa intrigados e quando percebemos, estamos ansiosos para fazer algo para solucionar os desafios”.

Sobre o Pode Crer

O Projeto Caixa – Programa Pode Crer é uma iniciativa do IVG, correalizado pela Associação João Paulo II (trilha formativa 1) e recebe patrocínio da Caixa, além do apoio da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), a Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), o SEBRAE, a WOA Empreendimentos e o Movimento Floripa Sustentável.

Sobre o Livelab

O Instituto Livelab é uma organização sem fins lucrativos, um laboratório vivo de inovação social que desenvolve e aplica tecnologias e estratégias de jogos colaborativos para a transformação positiva. O intuito é promover meios que despertem e libertem o espírito criativo e empreendedor de indivíduos e comunidades para que promovam iniciativas de transformação local e inspirem outros e outras realidades a replicarem esta prática, contribuindo, assim, para um impacto em escala.

Crédito da foto: Karine Soares e outros jovens do projeto.

(Instituto Pe. Vilson Groh, 18/08/2022)

Compartilhe:
Categoria(s) Geral, Tecnologia