COMDES promove debate com especialistas sobre transporte público intermunicipal
A regularização da prestação do serviço de transporte público intermunicipal de passageiros na Grande Florianópolis esteve em pauta na Granfpolis, na tarde desta sexta-feira (26/11).
O Governo do Estado e o Ministério Público de Santa Catarina firmaram um Termo de Acordo sobre o tema recentemente. O prazo limite para as assinaturas dos contratos entre o Estado e as empresas operadoras é dia 15 de dezembro.
Para o coordenador do COMDES (Conselho Metropolitano para o Desenvolvimento da Grande Florianópolis), Antônio Marius Bagnati, a reunião “possibilitou que a sociedade civil pudesse conhecer o estágio das negociações entre o Estado e as empresas do contrato de concessão, que deve ser assinado agora em dezembro”.
Durante a pandemia, houve uma diminuição de 60% no número de usuários, gerando prejuízos e desemprego. “Nosso desejo é ver o sistema novamente fortalecido e se recuperado e que as três partes envolvidas – usuários, Estado e empresas – fiquem satisfeitas”, disse o coordenador.
Marius e a prefeita de Rancho Queimado, atual presidente da Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis, Cleci Veronezi, entidade que congrega 22 municípios da região, compuseram a mesa. Os debatedores convidados, com larga experiência, em transporte e mobilidade urbana, compartilharam suas experiências, falaram dos grandes desafios enfrentados pelas cidades e das mais inovadoras ações realizadas neste campo.
Entre os palestrantes, estavam Junia Rosa Soares, à frente da Superintendência de Planejamento e Gestão da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade de Santa Catarina; Tiago Just Milanez, no comando da Gerência de Planejamento de Transporte de Passageiros Intermunicipal da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade do Estado; Gildo Fomento, Presidente do Sindicato de Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros da Grande Florianópolis (SETUF), Léo Mauro Xavier Filho, sócio administrador da empresa Biguacú Transportes Coletivos.
Cássio Tanigushi, ex-deputado, ex-prefeito de Curitiba, Presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana da capital paranaense, também debateu o assunto. No Governo de Santa Catarina, Cássio ocupou o cargo de Superintendente da Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis, onde desenvolveu o PLAMUS – Plano de Mobilidade Urbana Sustentável.
Participaram também Bernardo Meyer, coordenador do Observatório de Mobilidade Urbana da UFSC; Sílvio César dos Santos Rosa, que atua há 11 anos na área de Regulação, na Diretoria Técnica da Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina – ARESC.