Carta Aberta à Reitoria da UFSC
Desde junho de 2020, o Movimento Floripa Sustentável, representando 44 entidades da sociedade civil e, temos certeza, uma expressiva parte da população, cobra da Universidade Federal de Santa Catarina mais ação no sentido de um retorno mais rápido e seguro às atividades, inclusive no Colégio de Aplicação e no Núcleo de Desenvolvimento Infantil.
Nossas críticas são concretas e foram apresentadas inclusive ao reitor Ubaldo Cesar Balthazar, de forma transparente.
De lá para cá, os avanços foram absolutamente insuficientes, diante da realidade e das demandas da sociedade, dos estudantes e de suas famílias.
É inaceitável a lentidão nas decisões, em um quadro de ampla vacinação, maior controle da Covid-19 e possibilidade de medidas sanitárias eficazes para garantir aulas presenciais seguras. Como explicar, por exemplo, que o Instituto Federal de SC tenha 30% da comunidade acadêmica em aulas presenciais desde o dia 2 de agosto e a UFSC não? Como explicar que este tempo todo não foi suficiente para a preparação adequada ao retorno das atividades presenciais ainda este ano?
Nosso questionamento não se refere à qualidade da UFSC e de seus professores. O que queremos é que justamente essa qualidade, que evidentemente fica prejudicada no ensino remoto, volte a ser colocada à disposição dos alunos na forma presencial. Não há mais justificativa razoável para que a atual situação seja arrastada até o próximo ano!
Nosso apelo é dirigido à sensibilidade dos professores, servidores e reitoria, para que ouçam a sociedade, o Ministério Público e, de forma muito especial, as famílias, no caso do Colégio de Aplicação e do Núcleo de Desenvolvimento Infantil. É um absurdo que muitas delas tenham sido obrigadas a retirar seus filhos e filhas para escolas particulares e outras da rede pública, que estão com aulas presenciais, demonstrado na prática o quanto a postura da UFSC está descolada da realidade. É lamentável que as crianças sofram as consequências psicológicas dessa demora.
O Floripa Sustentável atua no movimento Unidos Pela Vacina, contribuiu para que milhares de testes fossem realizados na região, participa do Aliança Pela Vida – ação que garantiu milhares de atendimentos para ajudar a desafogar os hospitais -, e fez campanhas de orientação para a saúde das pessoas. Nos guiamos pela ciência e, sobretudo, pelas atitudes práticas. Afinal, discursos não mudam nada.
Por isso, nesta carta aberta, acreditamos estar credenciados a cobrar com rigor uma mudança de postura da direção da UFSC, que tem todas as condições de rever seu calendário, para o retorno às atividades presenciais ainda em 2021.
Basta de justificativas e protelação. Vamos à ação! Com o empenho de todos, a retomada é possível!
Movimento Floripa Sustentável