Projeto de Lei do Retrofit vai mudar o cenário urbano da Capital catarinense


A Câmara de Vereadores de Florianópolis aprovou o Projeto de Lei (PL) do Retrofit que vai mudar o cenário urbano da Capital catarinense. O texto que tramitava desde 2018 no legislativo municipal, foi aprovado em dois turnos nas sessões de segunda (3) e terça-feira (4). Agora, a proposta segue para sanção do prefeito Topázio Neto.

A proposta do Retrofit é que prédios antigos sejam requalificados e adequados às necessidades atuais e às novas legislações vigentes, cumprindo demandas como acessibilidade e respeito à área de recuo. Cerca de 80 prédios de Florianópolis, principalmente do Centro Leste, deverão ser impactados pela nova legislação.

Para o Movimento Floripa Sustentável, a aprovação do projeto é um marco e um avanço para a Capital catarinense . “A regeneração urbana e os Retrofits são tendência mundial nas grandes cidades. Através deste projeto, teremos um avanço na mobilidade, aumentaremos a credibilidade de onde a obra foi realizada e, principalmente, teremos mais uma alternativa para gerar habitação de baixo custo para a população“, explica o coordenador geral do FS, Roberto Costa. 

Em agosto de 2023, representantes do FS e da Prefeitura de Florianópolis estiveram em São Paulo para conhecer de perto o programa Retrofit. Dentre os participantes, estavam o prefeito Topázio, Roberto Costa, o coordenador institucional da CDL no FS Célio Salles e o coordenador de Desenvolvimento Econômico do movimento, Neri dos Santos. 

No mês seguinte, o professor Neri embarcou em uma nova experiência Retrofit. Em Lisboa, visitou a Mouraria, uma área muito parecida com o Centro Leste de Florianópolis, que era totalmente degradada e que foi totalmente revitalizada, baseada no Retrofit, projeto do saudoso professor português de Cidades Humanas, Inteligentes e Sustentáveis, Álvaro Oliveira. Mouraria se tornou um bairro de economia criativa, totalmente ocupado por artistas e jovens casais.

O objetivo das viagens – São Paulo e pela Europa – foi buscar referências para implementar o projeto na revitalização da região central de Florianópolis. O Retrofit é uma forma inteligente de preservar o patrimônio e dar nova vida a antigos espaços para locais que são considerados símbolos da cidade. E agora, com a aprovação do projeto, a Capital catarinense está mais próxima de ser transformada através de um negócio sustentável.

Foto: Cristiano Andujar/ PMF

Compartilhe: